Comprando a árvore de natal

17.12.15
Gente, mais uma vez agradeço a vocês pelo carinho dos comentários e as visitas.
Ás vezes consigo responder aos leitores por aqui e quase sempre também visitá-los em seus blogs ou redes sociais.

Hoje estou aqui para contar mais um pouco da fase pré-natalina e suas tradições na Alemanha.
Essa fase te início em novembro com o desfile de St. Martin, a preparação do calendário do advento, a coroa do advento, St. Nikolaus 06.12, a farra dos biscoitos, e por fim a compra do pinheiro de natal.

Passamos anos com nossos cumpadres que voltaram para o Canadá, indo para uma fazenda e cortar nosso próprio pinheiro. Depois indo para os mercados natalinos e lá comprando a árvore. Fora as idas para o Brasil nessa época (ainda na fase pré-escolar das meninas = estadia no Brasil de 2 meses) e para Suécia.

Com nossa mudança de cidade, voltamos a procurar algo especial para nós, afinal é um evento para as crianças a procura da 'perfeita' árvore de natal.

Encontramos um pequeno comerciante, aposentado e amante de pinheiros natalinos bem pertinho de casa.
Ir lá sem tomar um vinho quente ou experientar o biscoito que a esposa dele faz apenas para as crianças é impossível. Mesmo que você acabou de tomar seu belo café da manhã, não é desculpa.
Ele faz questão de primeiro conversar, oferecer um aperitivo e depois escolher/comprar a árvore. Então se vai lá, é com tempo, é programa.
Ano passado ele explicou para Sabrina tudo sobre a serra-elétrica, sua ferramenta de trabalho, para mostrar o quanto é perigoso e não para crianças.
Esse ano resolvemos perguntar sobre essa paixão dele e fomos enriquecidos de informações sobre o cultivo ecológico, tipos e curiosidades sobre pinheiros.
Ainda assim, podendo já reservar o nosso próximo pinheiro (em crescimento) para o ano que vem.














5 comentários:

  1. Momentos lindos, escolhas e lembranças pra sempre.Deu pra sentir o cheirinho do pinheiro na floresta!

    O Natal se aproxima...

    As luzes cada vez mais brilham nas ruas...

    Que no Natal a maior luz brilhe dentro de cada coração. Essa é a que vale realmente!

    Mesmo ausente e ainda assim ficarei por algum tempo,vim apenas deixar meus votos de um Natal maravilhoso e 2016 recheado com tudo que cada um desejar! Por motivos óbvios, trago mensagem colada, mas vale a intenção e desejos!

    beijos, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Chica! Agradeço imensamente seu carinho e desejo para você seus familiares muitas bênçãos e um ano repleto de realizações!
      Obrigada por, tanto tempo, nos presentear com suas palavras lindas e obrigada por ter passado por aqui!
      Beijos carinhosos

      Excluir
  2. Uma saudade gostosa, lembro me de quando criança como a Sabrina de comprar nosso pinheiro de Natal, (é claro que nem se compara as tradições partilhadas por você) mas como era bom sempre escolhia o maior, mas acaba trazendo o menor pelas condições mas era momentos de muita alegria mesmo com toda a simplicidade, acho que por isso amo tanto o Natal, me faz lembrar do meu amado Pai, que bom dividir conosco tantas coisas boas, que Deus abençoe você Ciane e todos da sua família... Para que continue nos presenteando. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Olá Ciane, gosto de ler sobre as tradições alemãs, ainda muito embutidas na cultura atual, e que bom que assim é! Não conhecia essas fazendas "especialistas" em pinheiros de Natal, nem todo o "protocolo" que antecede a venda/compra. Muito interessante! quando era criança e talvez até à adolescência , ia ao mercado com meu pai comprar um pinheiro natural. Trazíamos sempre o maior e mais "gordinho", mas hoje em dia, praticamente só se tem pinheiro artificial. Ciane, umas festas felizes para vc e sua linda família, um 2016 com saúde e próspero, são os meus votos! bj

    ResponderExcluir
  4. Ai que delícia, como via nos meus filmes de infância.
    E poder oferecer momentos assim às suas filhas deve ser algo realmente especial.
    Sua árvore ficou uma graça, e que interessante ver os filhotes de pinheiro rs não conhecia.
    Beijos
    http://morandocomamor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e seu comentário! É um prazer compartilhar meu blog com você.