BRASIL

21.6.13




Gente, acho que a emoção tomou conta de mim.
Pensei muito antes de fazer esse post, me posicionar publicamente sobre a situação do meu país, pois estou fora a mais de 15 anos.
Mas é o meu país e dele eu posso falar. Posso falar porque é dele que eu nasci, é dele que vem minhas raízes, é lá que mora minha família, é lá que eu me criei e me tornei quem eu sou hoje. É lá que tenho orgulho de ir nas férias e dizer para minhas filhas que é um país lindo, é lá que me sinto como estivesse voltando pra casa!
Quando chegamos lá em março desse ano, uma coisa me surpreendeu! A minha caçula que não tinha muitas recordações da minha terra, me perguntou: “- Mama, porque que aqui no Brasil é tudo MUITO?” Eu pensei direito e perguntei a ela, como MUITO. E ela respondeu com seus 5 anos de idade: “- Mama, muito sol, o céu é muito azul, muitas árvores, muito verde, são muitos carros, vejo muitas pessoas, temos muita gente na familia e  muitas coisas gostosas!”
Eu demorei um pouco pra captar a mensagem dela. Mas parei pra pensar e vi que é isso. Temos um país de superlativos.
Isso mesmo! Muito verde, muita beleza, muita riqueza natural, muita terra, muita alegria, muita gente boa e em consequência muita miséria, muito político, muita coisa errada.

Muitas vezes relutei em ficar de fora das más notícias que sempre vinham ao meu conehcimento, seja pela mídia ou pelo velho método “boca a boca”. Relutei pois quando sai de lá, resolvi parti trazendo apenas as boas lembranças. Acredito que para ser feliz em qualquer lugar, não podes somente ficar relembrando as coisas ruins que passamos ou somente as coisas ruins do lugar de origem.
E nesse pensamento, percebi que uma parte dessa filosofia estava impregnada
nas pessoas do meu país. “Vamos ficar quieto”, “pior não pode ficar”, “- ah, é sempre a mesma coisa”...
A mais de 12 anos atrás, quando estávamos no Brasil, tivemos que ir e a uma clínica pediátrica com a minha filha mais velha, pois ela ainda bêbe estava com uma virose. Depois de ser atendida, fomos encaminhados para o laboratório situado no mesmo lugar. Em mãos levávamos uma coleta de urina para ser examinada. Chegando lá, sentava uma  senhora à porta do laboratório, com uma coleta nas mãos, à espera. Perguntei a ela se já havia sido atendida. Ela respondeu que não, pois não havia visto ninguém dentro da sala do laboratório. Então pensei, sentas aqui e espera nessa calma toda?. Eu não! Bati à porta, entrei na sala à frente da pequena mesa que havia para receber pacientes, e disse em voz alta “boa noite”. Naquele horário no início de noite, com minha filha queimando de febre, clínica particular, eu não iria sentar na porta à espera de algúem, não seria a minha atitude. Se fui encaminhada pra cá, é porque haveria alguém para me atender.
Logo saiu alguém detrás de uma porta, dizendo “pois nao”, e eu disse que a senhora já estava na minha frente e ela seria a primeira a ser atendida.
Saindo de lá depois de tudo resolvido, meu marido que me acompanhava a todo momemto, me disse: -“Sabe, essa cena agora da senhora a espera de atendimento, tenho a impressão que é bem típico brasileiro. Esperar por bons tempos.”
Não prestei muito atenção na hora, pois estava ainda com pensamento  nas recomendações do médico para nossa filha, que logo depois ficou bem de saúde.
Voltando para a Alemanha, nessas conversas de “como foram de viagem”, etc e tal, meu marido tocou nesse assunto da senhora a espera. E aí um amigo nosso alemão que já havia morado no Brasil disse que os brasileiros não sabiam a força que tinham juntos. Não tínhamos coragem de fazer uma revolução, se juntar na rua, gritar pelos nossos direitos. Assim como a tal senhora, que apenas sentou e esperou alguém aparecer.
Eu também entrei na discurssão e disse que por isso mesmo, por sermos tantos, era dificil juntar o povo. Cada um tem um ideal, tem uma atitude e um reação.

E agora o que vejo?
Exatamente o tema que havíamos discutido a mais de 12 anos atrás.
O povo nas ruas em busca de um mesmo ideal.
O povo que parou de esperar na porta do laboratório.
O povo que vive com muito verde, muita árvores, muitos carros, muita alegria, a gritar por MUDANÇA.
O povo que é meu povo! Onde nasci, onde cresci. Minhas raízes!
O povo que é brasileiro e se uniu porque lembrou que juntos temos mais força!

Por isso força Brasil! Grita mesmo! Mostra que cansou de esperar por tempos melhores! Demonstra que está insatisfeito sim! Que pior pode ficar se fecharmos os olhos! 


·        Amanhã em Colônia (Köln) haverá demonstração!!!!

·  Em frente a Köln Hauptbahnhof
 

Demo in Support of Brazilian Demonstrators – Köln (via Facebook)

A DATA AGORA É OFICIAL.
Foi concebida pela Polícia a autorização necessária, o evento encontra-se portanto LEGALIZADO.

CERTIFIQUEM-SE DE LER COM ATENÇÃO AS RECOMENDAÇÕES PARA O EVENTO!!! ELAS ENCONTRAM-SE LOGO ABAIXO FIXADAS NO MURAL!!!


Essa é uma manifestação de caráter PACÍFICO e APARTIDÁRIO, com objetivos bastante simples porém de grande relevância. Dados os recentes acontecimentos no Brasil, vamos ocupar as ruas de Colônia com toda a nossa VOZ e ENERGIA para prestar solidariedade aos manifestantes brasileiros. Nosso intuito é apoiar incondicionalmente a LIBERDADE de EXPRESSÃO, assim como a INICIATIVA de fazê-lo. Nos orgulha e infla o peito, finalmente vermos o fim do conformismo e o despertar do cidadão para uma nova era de COBRANÇAS e REIVINDICAÇÕES que esperamos mudar o curso do nosso país. Com isso criticamos e REPUDIAMOS a REPRESSÃO e VIOLÊNCIA praticada pela POLÍCIA, bem como a PARCIALIDADE de uma MÍDIA sem qualquer seriedade, que faz uso dos meios que deveriam ser de comunicação, como meios de CONTROLE, MANIPULAÇÃO.

DEMOCRACIA NÃO TEM FRONTEIRAS, e por isso também no exterior, nos levantamos para mostrar a NOSSA FORÇA!!

CORRUPTOS NOS TEMERÃO!!
VEREMOS POLÍTICOS QUE RESPEITAM SEU POVO E SUA NAÇÃO!!
IMPOSTOS SERÃO REVERTIDOS EM NOSSO BENEFÍCIO!!

Espalhados pelo MUNDO, porém unidos por UMA CAUSA: um BRASIL MELHOR!!

Por um CIDADÃO ATIVO:

“VERÁS QUE UM FILHO TEU NÃO FOGE À LUTA”
“PAÍS MUDO, NÃO MUDA!”
“VOCÊ AÍ PARADO, TAMBÉM É EXPLORADO!”
“SOMOS OS FILHOS DA REVOLUÇÃO, SOMOS O FUTURO DA NAÇÃO!”
“O POVO NÃO DEVE TEMER SEU ESTADO, O ESTADO DEVE TEMER SEU POVO!”

Contra a Repressão e Violência e pela LIBERDADE:

“DEMOCRACIA NÃO TEM FRONTEIRAS”
“SEM VIOLÊNCIA!”
“VOCÊ AÍ FARDADO, TAMBÉM É EXPLORADO!”
“SUA BALA NÃO REPRIME NOSSOS IDEAIS”
“MENOS FRONTEIRAS, MAIS HORIZONTES”
“ACREDITAMOS NAS FLORES VENCENDO O CANHÃO”

Contra a Mídia Tradicional e pela VERDADE por trás das Manifestações NO BRASIL:

“NÃO É POR CENTAVOS, É POR DIREITOS!”
“DESCULPE O TRANSTORNO, ESTAMOS MUDANDO O PAÍS!”
“DEMOCRACIA DO “TIRO NA CARA””
“MÍDIA PRA INFORMAR, NÃO PRA ALIENAR”


Atenciosamente,
Todos que estão colaborando, mesmo que da maneira mais simples, para que nossa manifestação saia do Facebook!
 

12 comentários:

  1. Cheguei a me arrepiar de emoção ao ler seu texto. Apesar de distante, pulsa um coração brasileiro. E isso é muito forte. Realmente, não dá mais para assistir a tudo passivamente, ver crianças, ver idosos morrendo por falta de atendimentos dignos que todo ser humano deve ter, enquanto que uma minoria se esbalda, com o nosso dinheiro, pois pagamos muitos impostos. Obrigada por compartilhar dessa indignação que assola o nosso tão amado Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Laura, muita emoção mesmo! Obrigada a vc por compartilhar comigo.
      Beijos e uma linda semana, cheia de esperança

      Excluir
  2. Lindo texto, emocionante! Obrigada!

    Beijos,

    Eneida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marília, eu que agradeço por poder compartilhar com vc! Muita paz e esperança pra nós.
      Beijos e uma linda semana

      Excluir
  3. Quando entro num blog, leio tudo antes de deixar meu comentário.
    A emoção que tomou conta de vc, é a mesma que toma conta de muitos. São anos de humilhação vindo à tona, não temos representantes no governo e sim "partidos" que governam pra si.
    O que sua filhinha disse é o que nasci e cresci ouvindo. Aqui é um lugar maravilhoso, sem catástrofes naturais como em tantos lugares, mas nossa maior catástrofe são os políticos.
    Pra mim, a inversão de valores superou tudo. Se o governo, faz, nós também fazemos. O dinheiro é a ideologia pregada e o "jeitinho brasileiro" calou muitos.
    Hoje, finalmente posso dizer, pela primeira vez, que tenho orgulho de ser brasileira, pois somos notícia no mundo não pelos escândalos depravados, mas por sermos um povo que está dando um basta na situação. ME alegra ver que estamos com apoio em vários países e espero, sinceramente, que nossos governantes aprendam a liderar com responsabilidade e saibam que não estamos mais "alienados".

    Abração e obrigada por seu belo relato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por compartilhar comigo! Agradeço seu comentário e por compartilhar comigo esse Post!
      Muita esperança e paz pra nós todos!
      Abraços

      Excluir
  4. Finalmente percebemos nossa força, é maravilhoso ver o apoio dos brasileiros que moram fora mas que continuam brasileiros, acredito na mudança.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza! Beijos e obrigada por compartilhar comigo esse Post! Beijos e uma linda semana!

      Excluir
  5. Oi, Ciane,

    Eu também estou com o coração cheio de esperança de que a s coisas mudem definitivamente por aqui.
    Convenhamos, já basta de abusos, leniência, descaramento e insensibilidade quanto, aos direitos do povo.
    Queria Deus que consigamos fazer a sonhada transição de "dormindo" para "alertas", pois a manutenção
    de qualquer direito exige eterna luta e vigilância. Belo post!

    Um beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marly! Tens toda razão! Obrigada por compartilhar comigo. Beijos e uma semana cheia de muita esperança!

      Excluir
  6. Adorei suas palavras me emocionou só espero que tudo isto não acabe em pizza e que realmente tenha um resultado positivo para nós brasileiros!
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Oiiii...amei seus relatos (vc conta tao munitinho)...com essa emocao toda voltei em julho de 2013 onde eu vi pela primeira vez meu povo forte e varonil gritar por seus direitos.Com 20 anos aqui fico meio adormecida com alguem em inercia ...mas nos nao queremos ver nosso pais como era antes ne? forca Brasil!Bju no coracao proce uai.Lu.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e seu comentário! É um prazer compartilhar meu blog com você.