Sankt Martin

11.11.11
Para iniciar as comemorações das escolas e Kindergarten o Sankt Martin é a primeira.
Todas as crianças recebem uma lanterna feita juntamente com as professoras, ou as Mamas ajudam na escola
a criar e montar as lanternas. Há um desfile com St. Martin no cavalo branco, uma banda de coreto e as crianças a cantar canções especiais para esse dia.
O ponto mais alta da tradição,  a cantoria nas portas dos vizinhos, que já estão preparados com muito doce, chocolates, tangerinas (mexericas, clementinas, mandarine,bergamota), maças... Esse ano os pais tiveram uma surpresa em uma das portas! Uma bandeja com copinhos com licor de Amaretto que deu pra dá uma esquentada no corpo, pois estava muito vento e frio!!! Vizinha bem simpática essa!

St. Martin era um homem que dividia o seu manto em  noites frias com  mendigos.. A história relata que
Martin desejava ser um soldado do imperador. Portanto, ele foi cedo para o exército do imperador. Ele não tinha ainda 18 anos de idade. Martin foi valente e corajoso e  tinha muitos amigos. Mas ele estava particularmente orgulhoso de seu cavalo. Para Martin, não havia nada melhor do que estar em um passeio a cavalo pelas ruas da cidade. Mesmo no inverno, selou seu cavalo e levou-o para um passeio. Uma noite no frio, as ruas estavam com neve espessa. No entanto, Martin albardou o seu cavalo e levou-o para fora do celeiro. Cavalgava pelas ruas, sem ninguém. Nem mesmo um cachorro vagando fora, no entanto, estava muito, muito frio. As pessoas se sentavam em seus quartos ao redor do fogo, e os animais no celeiro estavam estreitamente juntos. Havia algo na neve na beira da estrada. Era um animal? Era um homem? Martin andava cautelosamente mais perto, ele ouviu um fraco lamentando. Quando ele se abaixou, ele viu um homem que estava choramingando com o frio. Era um mendigo, que usava apenas trapos, "Eu estou com muito tão frio!" Ele lamentou. Martin não hesitou, pegou sua espada, tirou o casaco do ombro, pegou a espada e cortou-lhe próprio brasão na metade. "Eu concedo a você", disse ele, entregando o mendigo meia concha. "Obrigado", o mendigo disse baixinho e enrolou-se na Manta. 
A história dos mendigos pobres havia se espalhado, assim  Martin se tornou um homem popular e a igreja na época queria tranformá-lo em bispo.
Desde 371, ele atuou como bispo de Tours. 


De porta em porta
O frio estava demais!!!
Desfile da escolinha dia 08.11
 
 Depois do desfile as crianças recebem Weckmañner (pão em forma de homem com cachimbo que apita)
e dia 11.11 saem para cantar nas portas.

Os pães

O resultado da colheita de ontem, fora o que já foi pra barriga!

Algumas lanternas fitas pelas crianças!!
www.familie.de

www.familie.de
www.familie.de
     
               Com carinho,
                    Ciane

3 comentários:

  1. Ciane, que coisa mais bacana isso! Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Minha pequena ja esta grandinha, mas ainda faz questao de ir ao St. Martin do Kindergarten *risos* entao la fomos nos de lanterninha! o.k., o.k. eu nao reclamo de tomar um vinho quente com uma Brezel fresquinha rssss...
    Amei a lanterna e essa bolsinha cereja esta um chiquerrima!!! Bj

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e seu comentário! É um prazer compartilhar meu blog com você.