Gente, mais uma vez agradeço a vocês pelo carinho dos comentários e as visitas.
Ás vezes consigo responder aos leitores por aqui e quase sempre também visitá-los em seus blogs ou redes sociais.
Hoje estou aqui para contar mais um pouco da fase pré-natalina e suas tradições na Alemanha.
Essa fase te início em novembro com o desfile de St. Martin, a preparação do calendário do advento, a coroa do advento, St. Nikolaus 06.12, a farra dos biscoitos, e por fim a compra do pinheiro de natal.
Passamos anos com nossos cumpadres que voltaram para o Canadá, indo para uma fazenda e cortar nosso próprio pinheiro. Depois indo para os mercados natalinos e lá comprando a árvore. Fora as idas para o Brasil nessa época (ainda na fase pré-escolar das meninas = estadia no Brasil de 2 meses) e para Suécia.
Com nossa mudança de cidade, voltamos a procurar algo especial para nós, afinal é um evento para as crianças a procura da 'perfeita' árvore de natal.
Encontramos um pequeno comerciante, aposentado e amante de pinheiros natalinos bem pertinho de casa.
Ir lá sem tomar um vinho quente ou experientar o biscoito que a esposa dele faz apenas para as crianças é impossível. Mesmo que você acabou de tomar seu belo café da manhã, não é desculpa.
Ele faz questão de primeiro conversar, oferecer um aperitivo e depois escolher/comprar a árvore. Então se vai lá, é com tempo, é programa.
Ano passado ele explicou para Sabrina tudo sobre a serra-elétrica, sua ferramenta de trabalho, para mostrar o quanto é perigoso e não para crianças.
Esse ano resolvemos perguntar sobre essa paixão dele e fomos enriquecidos de informações sobre o cultivo ecológico, tipos e curiosidades sobre pinheiros.
Ainda assim, podendo já reservar o nosso próximo pinheiro (em crescimento) para o ano que vem.
Momentos lindos, escolhas e lembranças pra sempre.Deu pra sentir o cheirinho do pinheiro na floresta!
ResponderExcluirO Natal se aproxima...
As luzes cada vez mais brilham nas ruas...
Que no Natal a maior luz brilhe dentro de cada coração. Essa é a que vale realmente!
Mesmo ausente e ainda assim ficarei por algum tempo,vim apenas deixar meus votos de um Natal maravilhoso e 2016 recheado com tudo que cada um desejar! Por motivos óbvios, trago mensagem colada, mas vale a intenção e desejos!
beijos, chica
Oi Chica! Agradeço imensamente seu carinho e desejo para você seus familiares muitas bênçãos e um ano repleto de realizações!
ExcluirObrigada por, tanto tempo, nos presentear com suas palavras lindas e obrigada por ter passado por aqui!
Beijos carinhosos
Uma saudade gostosa, lembro me de quando criança como a Sabrina de comprar nosso pinheiro de Natal, (é claro que nem se compara as tradições partilhadas por você) mas como era bom sempre escolhia o maior, mas acaba trazendo o menor pelas condições mas era momentos de muita alegria mesmo com toda a simplicidade, acho que por isso amo tanto o Natal, me faz lembrar do meu amado Pai, que bom dividir conosco tantas coisas boas, que Deus abençoe você Ciane e todos da sua família... Para que continue nos presenteando. Um grande abraço.
ResponderExcluirOlá Ciane, gosto de ler sobre as tradições alemãs, ainda muito embutidas na cultura atual, e que bom que assim é! Não conhecia essas fazendas "especialistas" em pinheiros de Natal, nem todo o "protocolo" que antecede a venda/compra. Muito interessante! quando era criança e talvez até à adolescência , ia ao mercado com meu pai comprar um pinheiro natural. Trazíamos sempre o maior e mais "gordinho", mas hoje em dia, praticamente só se tem pinheiro artificial. Ciane, umas festas felizes para vc e sua linda família, um 2016 com saúde e próspero, são os meus votos! bj
ResponderExcluirAi que delícia, como via nos meus filmes de infância.
ResponderExcluirE poder oferecer momentos assim às suas filhas deve ser algo realmente especial.
Sua árvore ficou uma graça, e que interessante ver os filhotes de pinheiro rs não conhecia.
Beijos
http://morandocomamor.blogspot.com.br/